Sua alimentação muda muito nessa época do ano? Você sente que é difícil continuar se alimentando bem e de forma saudável com tantas confraternizações? Ou você não pensa nisso e aproveita pra comer as coisas gostosas típicas dessa época?

Já são alguns anos observando como costuma ser o comportamento das pessoas nessa época do ano. Em especial com minhas clientes, que esse ano ganharam de presente um encontro online onde compartilhei algumas dicas de como curtir as confraternizações sem culpa. Algumas falaram que esse mês costuma ser difícil cuidar da alimentação e manter o peso, por causa das festas e encontros, que geralmente acontecem em volta da mesa, com muitas coisas gostosas para comer. Percebo que até na mídia se vê um apelo maior para a prática de dietas ou procedimentos estéticos após o Natal e o Ano Novo, como o famoso detox. Já outras clientes contaram que, para elas, dezembro está associado a um mês em que se pode comer mais, sem restrições.
Esses comportamentos lembram muito o famoso 8 ou 80, né? E para sua saúde (física e mental), nenhum dos dois é interessante. Talvez você nunca tenha percebido que age mais de uma maneira ou de outra, mas há chances de isso refletir a forma como você se relaciona com a comida no restante do ano.
Agora pensa aqui comigo: estamos na metade do mês, pra facilitar o raciocínio vamos dizer que temos mais 15 dias pela frente. Considerando que você faz em média 5 refeições por dia, você tem mais 75 refeições até o final de dezembro. Até lá, você vai ter o jantar do dia 24 e almoço do dia 25, mais o jantar do dia 31 e almoço do dia 01. Sendo assim, 75 – 4 = 71 refeições. Talvez você tenha outras confraternizações nos próximos dias, que somam mais 4 refeições especiais. Então 71 – 4 = 67 refeições.
Será que essas 8 refeições de forma isolada vão mesmo comprometer a sua saúde e o seu peso?
Será que nas 67 refeições que você ainda vai fazer, não vale a pena fazer boas escolhas e se alimentar bem?
Acredito que é possível curtir o final de ano numa boa, sem se privar de aproveitar as refeições especiais, ao mesmo tempo em que você mantém uma alimentação balanceada e nutritiva. Vou deixar aqui 4 dicas chave pra você:
Lembre que as confraternizações não se resumem apenas à comida. Aproveite esses momentos para conversar e interagir com as pessoas - esse é o real motivo dos encontros.
Tente não chegar nas festas com muita fome. Para isso, não pule refeições durante o dia.
Sirva seu prato e realmente saboreie a comida.
No restante dos dias, mantenha sua alimentação habitual, variada e balanceada. Não é preciso fazer detox, nem dieta, porque seu corpo sabe lidar com esses momentos.
Gostou desse post? Então compartilha com mais pessoas.
Fica de olho aqui no blog e nas minhas redes sociais pra acompanhar mais sobre esse assunto.
Nutricionista Daniela Müssnich CRN 10-6858
Comments