Por que a relação com a comida importa?
- Nutri Dani Müssnich
- 11 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de mai. de 2020
Eu costumo dizer que a relação com a comida é uma das únicas que dura pra vida toda!

Desde que nascemos, até o nosso último dia aqui, precisamos comer.
Então por que será que tantas vezes enxergamos a comida como vilã, causadora de todos os males? Por que comemos com culpa, preocupados com as calorias, pensando no que fazer para compensar depois de comer algo “que não devia”?
Bom, a nossa relação com a comida sofre influência de vários fatores e começa já nos primeiros anos de vida. Por exemplo, o bebê chora porque está com algum desconforto e a primeira ação da mãe é verificar se é fome, dando de mamar. Enquanto criança, quem nunca ganhou uma bala ou algum doce pra se distrair depois de ter se machucado? Ou como recompensa depois de ter comido o almoço direitinho? É assim que vamos criando conexões com a comida, passamos a associa-la com conforto, distração, recompensa, castigo...
Independente de como tenha sido essa questão na sua infância, outra grande influência nessa relação conturbada com a comida vem das dietas, da maneira que a mídia fala sobre alimentação e até mesmo alguns profissionais da saúde. Comer parece ser apenas um meio para atingir um fim: corpo do tipo x, y ou z, perder peso, ser saudável, prevenir doenças, etc.
Com certeza a alimentação reflete na nossa saúde e no desenvolvimento ou não de doenças, MAS não é só isso.
Comer tem muito a ver com a nossa cultura. É só olhar para o Brasil e toda a riqueza gastronômica que temos. Se você estiver na Bahia ou no Rio Grande do Sul, vai experimentar sabores muito diferentes. Comer também tem muito a ver com aspectos emocionais. Você já comeu por estar triste? Ou ansiosa? Também comemos quando estamos felizes, em comemorações por exemplo, como um aniversário. Comer também é um aspecto fisiológico. Se você já fez algum tipo de restrição ou dieta sabe do que estou falando, é bem difícil controlar a fome, quando ela aparece, só comer resolve.
O grande problema não é a comida, mas a relação que estabelecemos com ela. Isso faz sentido pra você?
Se você quer mudar essa relação eu estou aqui pra te ajudar. Para construir um novo vínculo com a comida: tranquilo, prazeroso e positivo. Acredite, é possível!
Gostou desse post? Então compartilha com mais pessoas.
Fica de olho aqui no blog e nas minhas redes sociais pra acompanhar mais conteúdo como esse.
Nutricionista Daniela Müssnich CRN 10-6858
Kommentare