top of page
Buscar

Carboidratos atrapalham o emagrecimento?

Foto do escritor: Nutri Dani MüssnichNutri Dani Müssnich

Tenho percebido que essa é uma dúvida de muitas pessoas. Eu preciso ser sincera e te dizer que esse é um assunto que não dá pra simplificar com uma resposta direta. Por isso fiz esse post pra esclarecer tudo que você precisar saber.


Os carboidratos são MACROnutrientes, ou seja, nutrientes de tamanho maior e que precisamos consumir em maior quantidade, ao contrário das vitaminas e minerais. Eles representam importante fonte de energia na alimentação, compondo cerca de metade das calorias que precisamos consumir por dia (de 50 a 60%).


Além disso, desempenham diversas funções metabólicas e estruturais no organismo. Sua INGESTÃO INSUFICIENTE pode trazer prejuízos ao sistema nervoso, já que o cérebro não armazena glicose e precisa dessa reposição constantemente. Além disso, evita que as proteínas (outro macronutriente) sejam utilizadas para produzir energia, mantendo assim sua função original que é a construção dos tecidos, como os músculos.


Olha quais são as fontes de carboidrato: pães, massas, cereais (arroz, milho, trigo, aveia), frutas, legumes, verduras, melado, leite, açúcares, doces, ...

Apesar de ser super importante na alimentação e saúde, nos últimos tempos o carboidrato tem sido visto como vilão e culpado pelo ganho de peso. Já reparou que volta e meia algum alimento ou nutriente vira alvo de demonização? Já foi assim com a gordura, lembra?


Pra responder a pergunta do título é preciso avaliar alguns pontos:

  1. Qual é o contexto alimentar da pessoa? Em alguns casos esse nutriente pode estar sendo consumindo em grande quantidade e substituindo outros grupos alimentares, como as proteínas e as gorduras. Lembra que a recomendação de carboidratos é entre 50 a 60% da alimentação diária? É preciso equilibrar com alimentos fontes de outros nutrientes também.

  2. Quais são as fontes de carboidrato consumidas e as quantidades? Os carboidratos simples são facilmente digeridos e costumam não dar tanta saciedade quanto os integrais. Sem falar que a gente sabe que açúcares e doces devem ser consumidos com moderação, enquanto que frutas, legumes e verduras são essenciais para uma boa saúde e devem ser a preferência.

3. A pessoa tem alguma alergia, intolerância alimentar ou doença que precise controlar o consumo desse nutriente? Mesmo assim, dificilmente a pessoa precisará excluir ele da alimentação, e sim melhorar a qualidade das opções.

Como nutri busco promover uma BOA RELAÇÃO COM OS ALIMENTOS, por isso, não acredito que os carboidratos atrapalhem o emagrecimento, porque tudo vai depender de um olhar mais amplo sobre a sua alimentação e comportamento alimentar.

É isso que eu faço em consulta e quando necessário, oriento algumas mudanças, mas eu não sugiro excluir nenhum grupo alimentar, principalmente por conta própria, porque pode ter o efeito contrário e fazer você desejar muito esse tipo de alimento, aumentando as chances de desenvolver um transtorno alimentar, como o comer compulsivo.


Se você tem mais alguma dúvida com relação aos carboidratos, me escreve aqui nos comentários que eu vou adorar te responder.


Gostou desse post? Então compartilha com suas amigas.

Fica de olho aqui no blog e nas minhas redes sociais pra acompanhar mais conteúdo como esse.

Nutricionista Daniela Müssnich CRN 10-6858

 
 
 

Comments


bottom of page