“Eu tô cansada de tentar emagrecer e não sair do lugar!” Foi exatamente o que essa cliente me disse na primeira consulta – eu lembro porque anotei essa frase e o olhar dela de cansaço e frustração me marcou muito.

Perguntei o que ela já tinha tentando antes e ela me contou que por muitos anos era isso que acontecia: ela começava o verão empolgada e decidida a emagrecer, porque queria voltar a usar vestido, saia, blusa de alcinha e se sentir mais confiante no seu corpo.
Qual era a estratégia dela? Cortar várias coisas da alimentação e intensificar a atividade física.
Dava resultado? Até dava. Ela perdia alguns quilos no início, mas aquela gordura localizada não ia embora por nada e continuava a incomodar em alguns lugares.
Só que aí vinha o inverno, ela diminuía a frequência da atividade física até se ver vencida pelos dias frios e nublados e parava de ir. A essa altura ela também já estava cansada de não poder comer várias coisas (que ela mesma não se permitia) e ela só queria poder comer o que tivesse vontade, como as outras pessoas! E tem tanta comida boa típica do inverno, né?
Somado a isso, as roupas compridas voltavam, aquela gordura que incomodava já não era vista todos os dias e ela acabava desanimando. Mais do que isso, ela tentava se convencer de que nem queria tanto assim emagrecer, que esse era um objetivo bobo. Só que no fundo ela sabia que só estava enganando a si mesma e não suportava a ideia de estar desistindo mais uma vez.
O resultado? Ela acabava tomando a mesma decisão: quando o inverno passar, eu volto com tudo!
Parecia uma ótima ideia! Afinal, ela já tinha feito isso antes e “dava certo” - só que não!
Entrava ano e saía ano e ela continuava presa no efeito sanfona, frustrada e cansada de se esforçar e não sair do lugar, porque ela sempre voltava pro mesmo lugar.
Infelizmente, esperar pra emagrecer não significa “congelar” o seu peso pra depois começar, porque a maior parte das mulheres acaba engordando um pouco mais, os quilos acabam se multiplicando, os hábitos se enraizando... e isso deixa elas mais desanimadas pra começarem depois, porque o processo se torna cada vez mais longo.
Essa cliente chegou até mim há alguns meses por indicação e eu logo mostrei pra ela que pra se libertar do efeito sanfona precisava de estratégias para reduzir gordura corporal, não apenas o peso na balança. E adivinha? O seu organismo precisa de certo tempo pra responder a essas estratégias. Infelizmente não é em 2 meses que você vai eliminar gordura corporal (sem perder massa muscular) e ainda mudar sua relação com a comida e criar novos hábitos – elementos fundamentais pra quem quer manter o novo peso no longo prazo.
Semana passada ela mesma disse: nossa, nunca imaginei que eu estaria fazendo acompanhamento nutricional em pleno inverno, logo eu que sempre desanimava nessa época.
Mas esse ano ela não desanimou porque vem tento resultado! Com o meu suporte está usando as estratégias certas, aprendeu como é possível comer o que gosta sem que isso comprometa seu emagrecimento e, além disso, a ausência da urgência que existia antes deixou ela muito mais tranquila pra se manter consistente no processo.
Quando você tem pressa, acaba sendo seduzida por soluções rápidas e milagrosas (e muitas vezes apenas temporárias), que exigem muito da sua energia e dedicação. Até que se torna inviável continuar nesse ritmo, afinal, você tem outras demandas na sua vida além da alimentação, certo? Por isso, não é sua culpa se você desanima, nem do inverno. Mas sim das estratégias escolhidas para chegar no seu objetivo.
Por isso, não se deixe desanimar por essa época do ano. É o momento ideal pra começar seu processo de emagrecimento se você quer realmente se libertar do efeito sanfona e chegar até o final do ano se sentindo bem com você mesma, com a sua alimentação e seu corpo.
Junho apenas começou e ainda temos metade de 2023 pela frente! Já imaginou como seria chegar em dezembro com seu objetivo alcançado?
Me chame pra conversar que eu estarei pronta pra te receber e te ajudar nessa caminhada.
Nutricionista Daniela Müssnich CRN 10-6858
Como é bom saber por essa história que é possível ficar saudável e com o peso ideal,sei também que nessa etapa é importante a ajuda de uma Nutri, muito obrigada por tudo.